Revista Científica SGDC - Normas

NORMAS EDITORIAIS DA REVISTA CIENTÍFICA DA SGDC


OBJETIVO E POLÍTICA EDITORIAL:

 A Revista Científica da SGDC, periódico multidisciplinar semestral da SOCIEDADE GOIANA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA - SGDC publica somente artigos inéditos na área Científica (ciências da natureza, ciências biológicas, ciências agrárias, ciências ambientais), da Educação e da Tecnologia, e não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para livros, outros periódicos bem como para eventos (congressos, simpósios, entre outros) do país ou do exterior, poderão ser submetidos parte de trabalhos de conclusão de curso, monografas, dissertações teses dentre outros, desde que inéditos. A revista aceita trabalhos em portugês, inglês e espanhol.

A administração da Revista é realizada pelo Conselho Editorial que é composto pelo Editor Chefe, Editor assistente, Revisores por área e Membros do Comitê de Ética. Uma vez enviados, os trabalhos serão objeto de apreciação prévia pelos integrantes da Comissão Editorial, o mesmo será encaminhado ao programa antiplágio. Em seguida, aqueles que estiverem tidos como suspeitos de plágio, bem como fora dos critérios editoriais da revista, serão devolvidos aos autores e arquivados ou seja, neste caso não será dado o andamento nas avaliações por pares, e aqueles que estiverem em acordo com todos os críterios serão encaminhados para a avaliação de pareceristas designados pelo Editor-Chefe e Editor-Assistente. Por último, os trabalhos deverão ser avaliados por uma Comissão de Ética, aqueles que estiverem fora dos critérios éticos editoriais da revista serão devolvidos aos autores, e os demais, serão encaminhados para o Comitê Executivo, que providenciará sua publicação na próxima edição da revista. As orientações para o envio dos manuscritos segue abaixo.

O prazo para resposta (aceitação ou recusa) varia conforme a complexidade das avaliações e de eventuais modificações sugeridas e realizadas. As datas de recebimento e aprovação de cada colaboração serão informadas no texto publicado. Cabe à Comissão Editorial definir, a cada número da revista, os critérios para reunir os artigos já aprovados.

O (s) artigo (s) deverá (ão) ser encaminhados para o seguinte e-mail: revista.sgdc@gmail.com

  

NORMAS EDITORIAIS :

 Diretrizes para a submissão de artigos

 No ato da submissão de um artigo, a identificação do(s) autor(es) e a filiação institucional deverão ser preenchidas no Termo de Autorização de Publicação/Avaliação, constando dados autorias.

 Na redação do artigo, devem ser observadas as seguintes orientações:

 ·      O texto deve ser apresentado em português, devendo ser digitado em editor de texto Microsoft Word, fonte Arial, tamanho 10 e espaçamento 1,5. Margem superior e inferior 2,5cm e esquerda/direita igual a 1,5 cm e sem enumeração de tópicos. Todas as páginas do original devem estar numeradas sequencialmente. O texto deve contar, ainda, com o mínimo de 15.000 e o máximo de 30.000 caracteres, considerados os espaços e excluído o resumo. Após toda tramitação em português e aceite para publicação, poderá ser sugerido ao (s) autor (es) publicar mediante a tradução de seu artigo para o inglês ou espanhol.

 ·      O título do artigo deve ter no máximo 15 palavras, com fonte Arial, tamanho 12 e centralizado.

 ·      O resumo e abstract deve conter entre 200 e 250 palavras, fonte Arial, tamanho 10 e espaçamento simples. Recomenda-se o uso de parágrafo único, voz ativa e na terceira pessoa do singular, frases concisas e afirmativas. Devem-se evitar: neologismos, citações bibliográficas, símbolos e contrações que não sejam de uso corrente, bem como fórmulas, equações, diagramas etc. que não sejam absolutamente necessários. Apresentar as principais informações do artigo: objetivo (de forma explícita), informações relevantes do material e métodos, os resultados mais importantes e a(s) conclusão(ões). A revista não se responsabiliza pela versão do Resumo e Palavras-Chaves e título em inglês (caso seja publicado o artigo em português), sendo proibido o uso do Google Tradutor para o Abstract e Keyword. Recomenda-se para o autor que não domina a língua estrangeira que contrate um tradutor após a aprovação do artigo, principalmente se for publicado integralmente em inglês ou espanhol.

 ·      As palavras-chave e Keyword devem ser de 3 a 5 palavras diferentes daquelas que constam do título, fonte Arial, tamanho 10 e espaçamento simples, separadas por ponto e vírgula e a primeira letra maiúscula.

 ·      A Introdução; Resultados e Discussão (em único tópico); Considerações Finais e Referências devem ser diagramadas em duas colunas (larguras 7,5 cm), observando a ortografia oficial. Parágrafos justificados, com recuo de 1,0 cm e títulos centralizados/caixa alta.

 ·      Tabelas, quadros, gráficos e figuras (fotos, desenhos e mapas) devem estar numerados em algarismos arábicos conforme a sequência em que aparecem, sempre referidos no corpo do texto e encabeçados por seu respectivo título. Imediatamente abaixo das figuras devem constar suas respectivas legendas textuais (fonte Arial, tamanho 9 e espaçamento simples). Os mapas devem conter escalas e legendas gráficas.

 ·      As imagens devem figurar em preto e branco ou coloridas, estar digitalizadas eletronicamente em formato JPG, EPS, TIFF com resolução a partir de 300 dpi e ser apresentadas em dimensões que permitam sua ampliação ou redução sem que a legibilidade seja prejudicada. Todas as imagens devem ser enviadas separadamente, em seus arquivos originais. O nome da cada arquivo deve corresponder ao nome da imagem (por exemplo:Gráfico 1).

 ·      Notas de rodapé de caráter explicativo devem ser evitadas, sendo utilizadas apenas quando estritamente necessárias para a compreensão do texto e tendo a extensão máxima de três linhas. As notas devem estar numeradas em algarismos arábicos conforme a sequência em que aparecem no texto.

 ·      As unidades de medidas devem seguir o Sistema Internacional de Unidades (SI).

  

CITAÇÕES NO CORPO DO TEXTO DEVEM OBEDECER AOS SEGUINTES CRITÉRIOS:

 

a)   Citações textuais de até três linhas devem ser incorporadas ao parágrafo, transcritas entre aspas e acompanhadas pelas seguintes informações entre parênteses: sobrenome do autor da citação, ano da publicação e número de páginas;

b)  Citações textuais de mais de três linhas devem estar em parágrafo isolado, com recuo de 2 cm na margem esquerda, tamanho 10, sem aspas e espaçamento simples; e acompanhadas pelas seguintes informações entre parênteses: sobrenome do autor da citação, ano da publicação e número de páginas;

c)  Caso não haja citação textual, mas apenas referência ao autor, o sobrenome deste deve ser indicado entre parênteses, em caixa alta, junto com o ano da publicação referida.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 As referências devem obedecer à norma técnica NBR6023, de 30/08/2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e devem ser atualizadas sendo no mínimo 50% das mesmas nos últimos 5 anos. Apenas as obras citadas ao longo do texto devem figurar na bibliografia, a qual deve constar, sob o título de Referências, ao final do artigo e em página separada.

 

MÉTODOS DE ESTATÍSTICAS:

 

Quando utilizados, os métodos estatísticos precisam ser descritos com o pormenor necessário para permitir a verificação dos resultados apresentados por um leitor versado no assunto. Ao mesmo tempo, deve-se evitar linguagem excessivamente técnica e apresentá-los com suficiente clareza de modo a favorecer a compreensão de um leitor não especializado. Tal solicitação aos autores requer providências como: procurar, sempre que possível, quantificar os resultados e apresentá-los com os correspondentes indicadores de erro de medição ou de incerteza (por exemplo, intervalos de confiança); evitar basear-se apenas em testes de inferência estatística, que não veiculam informação quantitativa relevante; discutir a elegibilidade das unidades de experimentação; fornecer informação pormenorizada sobre a aleatorização e sobre as observações; discutir a razoabilidade dos resultados e relatar possíveis limitações do método utilizado; especificar os programas informáticos utilizados; restringir quadros e figuras à quantidade necessária para explicitar a fundamentação do artigo e sua solidez; evitar quadros com muitos tópicos e duplicação de dados; definir termos estatísticos, abreviaturas e símbolos utilizados no artigo.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES:

 Todos artigos submetidos para publicação são avaliados primeiramente pela Comissão Editorial. Aqueles que não atendem aos critérios e prioridades editoriais da Revista são devolvidos aos autores, acompanhados de justificativa para sua recusa, e arquivados. Os trabalhos também deverão ser avaliados por uma Comissão de Ética, aqueles que estiverem fora dos critérios éticos editoriais da revista serão devolvidos aos autores, acompanhados de justificativa para sua recusa, e os demais, serão encaminhados para publicação. Todos os trabalhos são analisados por pareceristas associados da SGDC e pareceristas convidados, em processo duplo-cego, à qual esta publicação está subordinada. Os avaliadores consultados terão, no mínimo, o título de mestre e pertencerão a instituições científicas diversas. Os nomes dos autores, dos pareceristas e das instituições a que pertencem permanecerão em sigilo durante todo o processo.

Os aspectos que orientam a avaliação dos originais encaminhados aos pares para análise são: conteúdo teórico e empírico, domínio da literatura científica, atualidade do tema, contribuição para a área de conhecimento específica, originalidade da abordagem, estrutura do texto e qualidade da redação. Os avaliadores poderão recomendar a aceitação integral do texto, indicar recusa ou, ainda, sugerir modificações para nova avaliação. A Comissão Editorial poderá submeter as sugestões de reformulações ao autor e o artigo, já reformulado, retornará aos mesmos avaliadores para um parecer final.

 

AUTORIA:

 Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de cinco autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar e justificar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Deve-se indicar o autor correspondente com endereço eletrônico, não é necssário que este seja o primeiro autor da publicação. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.

 

AO SUBMETER UM ARTIGO PARA PUBLICAÇÃO, O AUTOR CONCORDA COM OS SEGUINTES TERMOS:

 

1.              O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, mediante as taxas apresentadas no Termo de Autorização/Avaliação.

2.              As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.

3.              Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.

4.              O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.

 

Os nomes e endereços informados à revista serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

  

TAXAS / CUSTAS PARA PUBLICAÇÃO DO ARTIGO:

 

 ·      As taxas de publicação serão pagas caso seu artigo seja aprovado e encontram-se discriminadas a baixo:

a)      Excepcionalmente para a Primeira Edição da Revista: os associados à SGDC serão insentos da taxa e os não associados pagarão uma taxa no valor de R$ 50,00.

b)      Para as demais edições: os associados à SGDC pagarão uma taxa no valor de R$ 50,00. Já os não associados a taxa será de R$ 150,00.

c)      O pagamento será via transferência bancária ou boleto bancário.

 Segue os dados para a transferência:

Agência: 0655

Conta: 1143793-6

Número do banco: 655

SOCIEDADE GOIANA DE DIVULGACAO CIENTIFICA SGDC

CNPJ: 30.122.856/0001-09

 Após a transferência ser efetivada, o autor deverá encminhar cópia do comprovante de transferência para o e-mail:  revista.sgdc@gmail.com

 Caso o autor opte por pagamento via boleto bancário, o mesmo deverá ser solcitado via e-mail: revista.sgdc@gmail.com depois será encaminhado para o e-mail do autor solicitante.